19 de agosto de 2013

CHICANA ESQUENTA CLIMA NO STF


Desde o dia 15 deste não se fala em outra coisa a não ser na palavra CHICANA, pronunciada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa.
Qual o significado dessa palavra? Porque causou todo esse reboliço entre os magistrados? Afinal, o presidente do STF deve ou não pedir desculpas ao Ministro Ricardo Lewandowski?
Com toda essa confusão, claro que fui pesquisar, pois, imaginava outro sentido para a questionada palavra.
Entenda o caso: Durante uma a sessão do dia 15 houve um bate boca entre os Ministros e a sessão foi encerrada por Joaquim Barbosa, que se dirigiu ao ministro Ricardo Lewandowski, durante apreciação de recurso com a seguinte frase: “Fazemos o nosso trabalho. Não fazemos chicana”.
Isto foi o suficiente para assanhar a colmeia. Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), todo mundo enlouquecido com a palavra. E o povo no Oi?? Afinal, o vocabulário usado na Suprema Corte é muito particular e a maioria de nós pobres mortais (povo), ficamos ‘voando’ de forma incessante. Eu, particularmente, achei que seria um palavrão. Sério!
Enfim, veja a definição para o termo CHICANA segundo o professor AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS SENIOR: CHICANA é o abuso no Foro Judicial, demorando-se maliciosamente o andamento dos processos ou provocando-se incidentes inúteis. Ou seja, o termo não tem nada de novo, pois é usado desde muito tempo e consta num ‘Vocabulário Jurídico’, do século XIX quando a palavra socorro tinha a seguinte grafia “soccôrro”. Popularmente falando, o que o Ministro quis dizer é que, estava ali para trabalhar e não para fazer “corpo mole”. Clareou? Uffa... para mim foi um alívio, ou seja NADA DE NOVO NA CASA DO ‘POVO’.  
E fiquei pensando: como dizer a verdade incomoda muita gente nesse nosso país.
Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.