27 de outubro de 2013

A SEGURANÇA PÚBLICA x OS TRÊS MACACOS SÁBIOS


 
Sempre disposto a manter o diálogo com os manifestantes de forma pacífica, desde que o Brasil se transformou num campo de guerra, o Coronel Reynaldo Simões Rossi está sendo recompensado agora pela própria corporação. “A surra que levou expôs ao máximo a fragilidade institucional da corporação”, disse um CORONEL ao Estado.
Interessante! O que queriam que o Coronel Reynaldo fizesse??? Trata-se de uma batalha desigual a meu ver. Onde mascarados podem tudo, enquanto ao policial cabe o direito de ficar calado e desmoralizado. FATO!
O coronel Reynaldo, por acaso não estava cumprindo seu papel como o Estado exige? Ou seja, de peito aberto, sem capacete, sem colete, sem spray de pimenta, sem cassetete e preservando a integridade dos ‘manifestantes’? Sem generalizar, por favor... Esses que estão por ai depredando nosso patrimônio, agredindo pessoas, saqueando lojas, não podem ser considerados Manifestantes e sim, vândalos, que estão tomando conta do Brasil impondo autoridade não só a policia, mas, também ao Estado brasileiro.
O que temos hoje é uma Segurança Pública desmoralizada por pessoas que se dizem representante do povo brasileiro e esta mídia sebosa que está ai. 
Só nos resta ficar de braços cruzados e esperar que a Senhora Presidente da República tome uma posição e pare de fazer de conta que está no país de Alice. Quanto à sociedade brasileira... Essa, precisa abrir os olhos e decidir de que lado quer ficar, se a favor daqueles que tentam manter nossa segurança ou do lado destes que estão colocando em risco a vida de todos nós.
E não adianta dizer: Ah! Mas a polícia também tem bandido. Sim! Como toda instituição tem sua banda podre, isso não significa que toda a polícia é composta por bandidos. Temos bons policiais querendo fazer seu papel, acontece que o próprio Estado não os permite quando tira deles o direito sequer de se defender. Se um policial não pode usar sua arma para sua própria defesa como esperar que ele a use para defender outros? Seria como um médico não poder usar seu Bisturi.
Agora vem se falar de “procedimento operacional padrão estabelecido pela Polícia Militar”. Faça-me um favor! Quantos casos têm se visto na TV em que um policial no meio a dezenas de mascarados vândalos sequer tinha o direito de usar spray de pimenta para dispersá-los? E quando o fazia, a televisão focava em cima e passava duas semanas falando do procedimento padrão do policial. “Mas a reclamação dos oficiais é que, no comando das operações, ele não devia fazer o papel de amigo, de pai ou de líder. Era um policial e deveria tomar decisões com base nas regras”. Que regras são essas que não podem ser seguidas dentro da própria corporação?? Então, para que serve e quais são esses “procedimento operacional padrão estabelecido pela Polícia Militar” e as Regras? Para que serve o spray e um cassetete? Como adornos? Para que uma arma na cintura se ele não pode sacar quando necessário, pois, quando o faz é abuso de autoridade?  
Não estou aqui defendendo a violência, absolutamente, estou defendendo o Poder da Policia perante essa vergonha que vem acontecendo no Brasil. Uma verdadeira inversão de poderes e, principalmente de valores. Onde não se sabe mais quem é quem. A policia está de mãos atadas e sequer tem seu direito de defesa garantido. Como teremos uma segurança pública com vontade? Se todos os dias, o que se vê são policiais sendo mortos, presos sem provas concretas, desmoralizados e humilhados nas ruas?
E já ficou claro que não será o “diálogo que vai parar essa baderna”. Precisamos refletir! Temos o direito de nos manifestar livremente, mas, temos também o dever de manter a cabeça no lugar e responsabilidade o suficiente para saber que é necessário haver uma separação de certos grupos de vândalos que estão tirando proveito da situação para de certa forma fazer com que os movimentos percam forças. Esses vândalos são em minoria, portanto precisam ser denunciados e afastados do movimento.
E isso, só quem pode fazer é a própria sociedade. Pois, o Estado já diz a toda hora como pretende resolver, ou seja, como os “Três Macacos Sábios”.  
 
Rosélia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.