4 de outubro de 2013

CIRURGIA UTILIZANDO CÉLULAS-TRONCO É REALIZADA NA PARAÍBA


Uma cirurgia inédita foi realizada na Paraíba utilizando células-tronco para reconstruir a mandíbula de uma mulher de 58 anos, que apresentava um problema de perda óssea correspondente ao de uma pessoa de 90 anos. Segundo Geórgia Cavalcante, filha da paciente, o problema provocava dificuldade na mastigação e na fala de sua mãe, além de comprometer a qualidade de vida. O procedimento foi realizado em João Pessoa.
Geórgia explica que a família tentou vários procedimentos antes e que não obteve sucesso. “Após pesquisarmos várias técnicas, descobrimos a possibilidade de reconstruir o osso comprometido utilizando as células-tronco”, disse a filha da paciente em entrevista à TV Cabo Branco. O procedimento foi feito pelo cirurgião dentista Diogo Meneses em parceria com o especialista em cirurgia bucomaxilofacial André Zetola, do Paraná, além de seis outros especialistas.
Diogo Meneses explica que o procedimento foi feito em várias etapas. “Primeiro retiramos o sangue do osso do quadril da paciente e em seguida separamos o plasma das células-tronco e acrescentamos às células a Proteína Óssea Morfogenética (BMP), que é sintetizada em laboratório para agilizar o processo de calcificação”, disse o cirurgião.
Após essa etapa, os médicos envolveram a mistura em uma malha de titânio e fixaram na mandíbula da paciente. A previsão é que em até oito meses a paciente já possa receber o implante dos dentes, permitindo que as funções de fala e mastigação voltem a ser executadas normalmente.
Esta foi a primeira vez que dentistas e médicos fizeram uso de células-tronco para reconstituir uma mandíbula no Estado. Apesar das vantagens proporcionadas por este tipo de cirurgia, os médicos e cirurgiões dentistas alertam que este tipo de procedimento só deve ser adotado quando todos os outros métodos não forem eficazes.
Fonte:  g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.