30 de novembro de 2013

SÍNDROME DE CHOQUE TÓXICO VOCÊ SABE O QUE É??


A Síndrome de Choque Tóxico Estafilocócico (SCTE) trata-se de um problema grave causado por uma invasão de bacterias Staphylococcus aureus na corrente sanguínea. A Síndrome é provocada essencialmente pela toxina-1 produzida por 90 a 100% das estirpes de Staphylococcus aureus.
O Staphylococcus aureus é um coco aeróbico, Gram-positivo, responsável por várias infecções que vai de uma foliculites (Inflamação dos folículos pilosos), abcessos cutâneos (lesão na pele com acumulo de pus com infecção de bactérias Staphilococcus), endocardite (infecção que acomete a membrana que envolve as válvulas cardíacas), bacteriemia (presença de bactérias na corrente sanguínea) entre outros tipos de infecções.
Apesar de ter sido descrito em 1978 como um caso associado ao uso de tampões no período menstrual, metade dos casos de SCTE estão ocorrendo em várias situações não menstruais envolvendo mulheres. Alguns autores citam que devido a mudanças na capacidade de absorção, na composição e nos padrões de utilização desses produtos, o número desses casos diminuiu neste sentido.
Contudo, de acordo com minhas pesquisas, a maioria dos relatos publicados na literatura inclui meninas adolescentes e mulheres, que foram acometidas pela Síndrome durante o período menstrual com o uso de tampões.
Vamos aos sintomas da SCTE.
Além dos já citados acima são febre alta, complicações pulmonares, cardíacas, renais, mal estar geral, dispneia, náuseas, dor abdominal e muitas vezes prostração. Todos esses sintomas se desenvolvem de forma muito rápida e são semelhante nos casos menstruais ou não menstruais.
Quanto ao diagnóstico, o mesmo é feito através de exames de laboratório e a observância do especialista em evidências de sinais vitais como temperatura, pulso, pressão arterial como também em alterações neurológicas.
Tratamento da SCTE:
Pessoas acometidas por essa síndrome precisam de fluidoterapia intensiva. Ou seja, da introdução de líquidos através das veias para reposição do líquido e de substancias pelas as quais o organismo encontra-se deficiente, para diluição de medicamentos, evitar a desidratação entre outros que o especialista achar necessário.
Tudo que estou citando aqui é só para que você, leitor, tenha uma ideia do que estamos falando. Lembrando que cada caso é um caso e tudo isso quem vai decidir é um bom especialista no assunto.
No caso da mulher torna-se imprescindível a observância e a retirada de materiais estranhos na vagina (ex: tampões, esponjas contraceptivas) ou mesmo qualquer foco infeccioso.
É interessante relatar que o que me fez pesquisar sobre este assunto foi uma reportagem que li esta semana. O fato aconteceu no País de Gales e falava que uma jovem chamada Natasha Scott-Falber, 14 anos, morreu subitamente com a Síndrome do Choque Tóxico por ter usado seu primeiro absorvente. Portanto, já se sabe que um absorvente interno usado por muito tempo pode causar a síndrome. A bactéria Staphylococcus aureus e Streptococcus vivem de modo inofensivo em nossa pele, mas quando invadem a corrente sanguínea produzem toxinas bastante perigosas.
Isso não quer dizer que um absorvente interno está diretamente relacionado com a Síndrome. Contudo, estima-se que a quantidade de sangue menstrual absorvido pelo produto possa ter alguma relação. Sendo assim, caso esteja usando um absorvente interno e começar a apresentar esses sinais, retire- o imediatamente e procure ajuda médica. Não custa nada ficar alerta e se cuidar. Correto??
 
Lembrando que minhas postagens sobre saúde não possuem nenhum valor científico e sim, valor informativo e alertativo. Portando, ao ler e se identificar com os sintomas, procure um ESPECIALISTA QUE É QUEM VAI ORIENTÁ-LA/O DE FORMA PRECISA. Bjussssssss

 
Rosélia Santos
 
Pesquisa realizada na web em vários sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.