A prova do concurso do Banco do Brasil do
último domingo (9) incluiu nas questões sobre “domínio produtivo da
informática” um item no mínimo curioso. Após uma breve introdução sobre o que é
o Facebook, o candidato tinha de responder qual era a ordem dos três botões
utilizados para interagir com os usuários (curtir, comentar e compartilhar era
a resposta, para quem pensou duas vezes).
Vale a ressalva que, sim, o assunto
“conhecimentos gerais sobre redes sociais” estava previsto pelo edital do
concurso. Pelas redes sociais, contudo, diversos internautas questionaram a
validade da pergunta para selecionar os candidatos a um emprego no banco
público.
Há quase dois anos, o Banco do Brasil
informou a este Mural dos Concursos
uma mudança no estilo das provas, que
passariam a cobrar novos conteúdos e trariam outras abordagens a temas já
conhecidos. O objetivo era filtrar melhor os novos empregados do banco.
Para o banco, a questão sobre Facebook do
último concurso em nada foge a essa estratégia. “Trata-se de tema da
atualidade e há rico material sobre o assunto disponível em livros, artigos,
filmes, internet e outras fontes de informação”, informou, em nota, o banco.
Além disso, o Banco do Brasil disse que a partir das redes sociais é possível
reunir “subsídios para desenvolver novos produtos e serviços que atendam as
necessidades dos nossos clientes e a realização de novos negócios.”
Por fim, o banco conclui afirmando que “o
edital do BB busca uma atualização constante em seus conteúdo.”A Fundação
Cesgranrio, que preparou a prova, não vai se pronunciar sobre o assunto.
O concurso vai selecionar escriturário para
oito Estados mais o Distrito Federal. Foram recebidas mais de 636 mil
inscrições. O salário oferecido é de R$ 2.043,36, para uma jornada de trabalho
de 30 horas semanais.
Veja a íntegra da nota enviada pelo banco:
“O tema - Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook,
linkedin) faz parte do conteúdo programático publicado no Anexo III do Edital
de abertura da Seleção Externa 2013/002. Trata-se de tema da atualidade e há
rico material sobre o assunto disponível em livros, artigos, filmes, internet e
outras fontes de informação.
As Redes Sociais são uma importante fonte de informações por meio das
quais é possível acompanhar a opinião pública, de clientes, fornecedores,
concorrentes e colaboradores. Por meio das percepções observadas nessas redes,
o Banco reúne subsídios para desenvolver novos produtos e serviços que atendam
as necessidades dos nossos clientes e a realização de novos negócios. O
conhecimento sobre funcionalidades do Facebook denota familiaridade do
candidato com o uso de redes sociais.
O edital do BB busca uma atualização constante em seus conteúdos de
forma a avaliar candidatos que melhor se adequem às necessidades de trabalho,
às exigências da sociedade e aos desafios do mercado financeiro.”
Estadão.com
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