28 de março de 2014

BRASIL: UM PAÍS SEM MEMÓRIA


O interior da casa onde o escritor Aluísio Azevedo morou em São Luís já foi destruído e está praticamente pronto para virar um estacionamento.
O inquérito policial que investiga a demolição do local ainda não foi concluído, mas uma cópia do documento preliminar já foi encaminhada para consulta ao Ministério Público do Maranhão nessa segunda-feira (17), segundo a Delegacia de Meio Ambiente da capital maranhense.
De acordo com a delegacia, o inquérito só não foi finalizado porque aguarda um laudo do Instituto de Criminalística (Icrim) sobre a deterioração do imóvel. No entanto, a Superintendência Estadual de Patrimônio Histórico do Maranhão já confirmou que o interior da casa está completamente destruído e pronto para funcionar como estacionamento.
Segundo o MP, o proprietário do imóvel pode ser indiciado criminalmente por demolição do patrimônio público caso a intenção de transformar o local em um estacionamento seja tecnicamente comprovada.
A denúncia de que a casa onde Aluísio Azevedo morou em São Luís poderia virar um estacionamento foi feita no dia 11 de março pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) na página da instituição no Facebook. A postagem diz o seguinte:
 
“Veja o estado de deterioração que se encontra a casa onde residiu o escritor Aluísio Azevedo, fundador do naturalismo no Brasil e autor de vários obras clássicas da nossa literatura. Nesse mirante ele escreveu ‘O Mulato’. A casa está localizada à Rua do Sol, Centro, São Luís - Maranhão. Segundo informações, colhidas no local, está sendo preparada para funcionar um estacionamento de carros”.
A casa fica localizada na Rua do Sol, na esquina com a Rua da Mangueira, no Centro Histórico da capital maranhense. A morada, segundo o IHGM, fica em meio ao conjunto histórico e arquitetônico intitulado como Patrimônio Histórico e Cultura da Humanidade pela Unesco há 17 anos.
O maranhense Aluísio Azevedo é considerado um dos maiores escritores do realismo e naturalismo brasileiro, autor de clássicos da literatura como ‘O Mulato’ e ‘O Cortiço’. Nascido em São Luís, foi na capital maranhense que ele escreveu parte de suas obras.
g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.

A partir de segunda feira começarei a fazer Resenhas dos produtos que serão postos a venda para vocês!! Aguardem.