31 de março de 2015

QUE ÁRVORE VOCÊ QUER SER??


Você já imaginou morrer e ter a possibilidade de não ter que ser colocado dentro de um caixão? Odeio imaginar... Não a morte, e sim, aquele maldito caixão. Sempre comento com amigos ‘não tenho medo da morte e sim do caixão’!
Melhor que imaginar isso é saber que designers italianos Anna Citelli e Raoul Bretzel, criaram uma cápsula orgânica e biodegradável capaz de transportar um corpo em nutrientes para uma árvore. Que maravilha!!!
Eu particularmente torço para que o projeto dê certo já que a morte é FATO!!
Eu tenho certeza que seria melhor como uma opção ambientalmente responsável do que ser enterrada naqueles caixões, pelo menos irei fazer jus à expressão “ciclo da vida”!
Enfim, esse projeto desenvolvido pelos designers italianos funcionaria assim: O falecido é colocado numa cápsula e enterrado. Em seguida, uma muda de árvore ou semente escolhida em vida pela pessoa é plantada acima da urna biodegradável. Assim, a matéria orgânica gerada pela decomposição do organismo será aproveitada. Neste caso, familiares ou amigos se encarregarão de cuidar da árvore. É lógico!
Os idealizadores do projeto defendem a ideia de transformar os atuais cemitérios. Que para alguns, tratam-se de lugares tristes e pouco frequentados  em florestas sagradas. As árvores serão os elementos a manter a memória das pessoas que se foram. Seria uma memória viva.
Contudo, o referido projeto enfrenta várias restrições religiosas e jurídicas.
Religiosa não preciso citar aqui! Já as restrições jurídicas, dentre outras, seria sobre a carga biológica que adentra o subsolo o que poderia transformar essa floresta em área contaminada e colocaria em risco os nossos lençóis freáticos esse é um dos pontos negativos por exemplo.
Li na Net e gostei!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.