9 de abril de 2015

WIGBERTO EX BATERISTA QUE TOCAVA COM TIM MAIA HOJE É MORADOR DE RUA


 

Os palcos deram lugar às calçadas, as baquetas se transformaram em cabos de vassoura improvisados e a bateria agora é imaginaria. As ruas de Icaraí, bairro da Zona Sul de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, há alguns anos contam com a presença de Wigberto. Conhecido nos anos 1980 pelo talento e “swing nas mãos” tocando com músicos que fazem sucesso até hoje, nos últimos dias o músico - irreconhecível e com problemas psiquiátricos - agora é suspeito de agredir pessoas na cidade.
Músicos da região afirmam que Wigberto participou de diversos shows com referências da música brasileira como Celso Blues Boy e Tim Maia. Ele também, segundo amigos, fez uma participação no filme “Bete Balanço”, escrito e dirigido por Lael Rodrigues e estrelado por Débora Bloch em 1984.
Amigos e conhecidos lamentam a situação atual do baterista. O também músico Zélly Mansur, de 53 anos, mora em Angola atualmente, mas viveu em Niterói por 35 anos. Durante muito tempo foi amigo de Wigberto e fizeram shows juntos na noite da cidade. Ele afirmou ao G1 que após algumas brigas familiares, o companheiro chegou a se hospedar na sua casa por volta de quatro meses.
“Eu prometi duas semanas, mas ele acabou ficando quatro meses, tive até problemas com meus pais que começaram a reclamar. Depois de um tempo que ele saiu lá de casa, ele foi para a rua e a cabeça dele foi desparafusando devagar. Então ele foi perdendo a sequência lógica de raciocínio e começava a se perder nos assuntos. Ele realmente tinha muitos problemas pessoais e depois foi para a rua. Tornou uma bola de neve gigante” afirmou Mansur.
Na segunda-feira (6), uma jovem de 16 anos foi empurrada da bicicleta enquanto se preparava para ir à escola, por volta das 7h. Wigberto é suspeito e teria sido inclusive flagrado num vídeo de circuito de segurança. A mãe da vítima, Karla Ribeiro, afirmou que ele teria dado um soco na adolescente e corrido em seguida, sem tentar roubar nada. “Ele está descontrolado, a princípio ele não tinha atacado ninguém até então. Ele deu o soco e fugiu. Ele não pegou nada da minha filha, falaram que ele era baterista de uma banda e começou a morar na rua. É um perigo ter ele desse jeito na rua”, afirmou.
O G1 percorreu padarias que ele costuma pedir café da manhã, pontos que ele costuma frequentar e conheceu a psicóloga Angélica Blanchart. Ela acompanhou o caso de Wigberto há alguns anos e disse que o ex-paciente nunca foi agressivo, mas tem algumas complicações mentais. “Eu tenho medo que as pessoas entendam errado, porque se acharem ele vão prender, levar ele para a cadeia e podem até bater nele. A polícia tinha que pegar ele e levar para algum lugar onde ele possa se tratar. Ele não é bandido ou criminoso, ele é doente e precisa de ajuda. Quem achar ele, tem que chamar o SAMU e pedir para levar para algum lugar onde podem tratar dele”, afirmou Angélica.
Wigberto foi encontrado na quarta-feira (8) na Rua Moreira César em frente a um prédio. Muitos moradores da região já conheciam ele e paravam para perguntar como ele estava já que apresentava alguns machucados no rosto. Após alguns minutos, a terapeuta ocupacional Lucimara Pinheiro, de 53 anos, foi surpreendida ao tentar oferecer ajuda. “Eu ofereci dinheiro para ele comer alguma coisa, mas ele me pediu um caderno e uma caneta. Eu não entendi e ele disse que ia escrever uma música para mim. Eu não sabia que ele é músico. Também me pediu uma Coca-Cola, mas pediu para eu comprar porque não deixam ele entrar na padaria”, afirmou a moradora de Icaraí.
Luiz Adriano Godoy, de 42 anos, é psicólogo do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Herbert de Souza – instituição que faz parte da saúde pública de Niterói - e foi a última pessoa que acompanhou o tratamento do músico. Ele afirmou que “ele recebia um tratamento, mas não ficava internado. Quando ele voltou para a rua nunca mais voltou. Ele está sumido do Caps, mas precisa sair da rua”.
O G1 questionou a Prefeitura para saber se algo seria feito. A secretaria de Saúde informou que estava programando uma ação conjunta com uma equipe da Saúde Mental e do Consultório de Rua para abordagem e assistência. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informou que também enviará equipe para a área para realizar a abordagem com ele. O G1 esperou as equipes chegaram, mas no momento da abordagem Wigberto conseguiu fugir dos agentes de saúde.
Sobre o caso de agressão de uma jovem na segunda-feira (6), a Polícia Civil informou que as investigações estão em andamento para apurar as circunstâncias do fato. A vítima foi ouvida e agentes realizam diligências em busca de informações que ajudem a identificar a autoria.
 
 
 
ÚLTIMAS NOTICIAS
A prefeitura de Niterói organizou uma ação conjunta entre as secretarias de Ordem Pública, Saúde e Assistência Social com objetivo de acolher o morador de rua, o músico Wigberto Rodrigues da Silva.
Durante todo dia de ontem (08/04) uma equipe percorreu as ruas do município na tentativa de localizar o músico. Hoje, pela manhã, guardas municipais o encontraram e, para resguardá-lo, encaminharam para 77ª Delegacia de Polícia, onde, imediatamente, a Saúde e Assistência Social foram informadas. Segundo a Seop, Wigberto estava calmo, aceitou prontamente acompanhar os guardas, que tiveram uma atenção especial ao caso.
Profissionais da Saúde Mental se dirigiram à delegacia a fim de prestar acolhimento ao morador de rua. Para uma melhor abordagem, levaram um violão e após um primeiro atendimento, o músico foi encaminhado ao Hospital Psiquiátrico de Jurujuba onde está sendo avaliado e recebendo acompanhamento e tratamento necessário.
 
G1.com
jornaldeniteroi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.