2 de setembro de 2010

O AZEITE

PÉ DE OLIVEIRA

VOCÊ SABIA?
             Que a oliveira foi uma das primeiras plantas a serem cultivadas na região mediterrânea oriental e na Ásia Menor, há mais de 5.000 anos, ao lado das videiras.
AZEITONAS
               Das azeitonas, frutos da oliveira, se extrai o óleo de onde se produz o azeite, um dos primeiros alimentos fabricados pela humanidade. A palavra vem do árabe "az-zait", que nada mais significa do que "sumo da azeitona".
AZEITE
              No início, ele era usado como lubrificante de máquinas e combustível para luminárias, para proteger o corpo do frio, para amaciar pele e cabelos e para diminuir a dor e curar feridas.
              Na área médica, o azeite também ganhou destaque ao ser produto obrigatório em navios para a preparação de medicamentos. E os atletas da Grécia Antiga o utilizavam para melhorar o desempenho em competições esportivas — provavelmente pelo caráter energético do produto.
             A consagração deste alimento como extremamente benéfico à saúde, no entanto, é relativamente recente. Pesquisas das últimas décadas têm apontado o azeite como um dos responsáveis pelo baixo índice de mortalidade e pela alta longevidade dos habitantes da região do Mar Mediterrâneo.
             A dieta dessas populações é centrada no azeite, amplamente utilizado na preparação de alimentos e até consumido puro, como um néctar. Não por acaso, os maiores consumidores de azeite do mundo são a Itália, Espanha e Grécia, sendo esta última a maior consumidora per capita do óleo. Esses três países também são os três maiores produtores do alimento do mundo, liderados pela Espanha.




FONTE Revista Nestlê com você. Aqui Tudo ao nosso alcance. Pesquise, leia, conheça. O conhecimento é a base de tudo. bjussssss

Um comentário:

Vanessa Porto disse...

Huum, interessante essa "trajetória" do azeite!
Não sabia de muitos dos beneficios citados aqui, por exemplo, que ele era usado como fonte energética por competidores.

kkkkk, eu sempre gostei de "tempero" azeite,mas tinha medo de ser prejudicial ao colesterol ou algo do tipo.
agora que ja sei dos beneficios, nada melhor que um azeitezinho na salada, no frango e por aew vaaii
kkkkkkkkkkkkkk

Muito bom o texto Rosélia!

;D

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.