10 de setembro de 2012

GRATIDÃO

Palavra originária do latim, gratidão significa um reconhecimento por um benefício recebido, de acordo com o dicionário Aurélio. A verdade é que ela é uma virtude bonita que deveria ser mais exercida pelas pessoas, porque além de fazer o bem ao próximo, pode trazer benefícios para aqueles que a exercem. Confira a seguir, seis dicas para praticar a gratidão e colher seus frutos.
Segundo a psicóloga clínica com especialização em Gerontologia e Gestalt terapia Avany Castro, a gratidão está associada a um sentimento de agradecimento relacionado à formação da moral e da personalidade do sujeito. "Isso é uma coisa que se aprende desde criança. Seja na educação em casa ou complementando com a educação no colégio ou no ensino religioso."
O que é muito importante desse sentimento é que as pessoas que o exercem podem ter benefícios na sua vida. "A gratidão pode funcionar como hábito de olhar para as coisas da vida que são boas e gerar esperança. Isso acaba relativizando as angústias. Assim, as pessoas ficam com o estado de espírito melhor para lidar com os problemas, não se sentindo oprimidas por eles." – explica a psicóloga, psicodramatista e psicoterapeuta Cecília Zylberstajn.
Para Castro, a gratidão pode gerar um sentimento de bem-estar.  "A pessoa se sentindo bem, ela se sente um ser humano melhor, mais capaz de ajudar. E isso pode desenvolver outros sentimentos - sempre positivos." Porém, é importante que a gratidão não seja confundida como dívida, pois o efeito pode ser negativo. "A gratidão é uma mão dupla. Se a pessoa ficar só agradecendo virou uma via de mão única. Ela não pode se tornar eternamente devedora de uma questão, se não a vida não flui. A pessoa não evolui. Ela fica presa naquele sentimento." – explica Castro.
Na teoria é tudo muito bonito. Mas como as pessoas podem desenvolver uma atitude de gratidão? Zylberstajn explica um exercício que pode ser feito e que pode ajudar algumas pessoas a se habituarem à gratidão. "Uma vez por dia, olhar para a sua jornada e buscar alguma coisa nela da qual a pessoa seja grata. Assim, ela pode se habituar a procurar coisas pela qual seja agradecida." – finaliza a especialista.
Para ter uma atitude mais generosa perante a vida, o site americano Third Age elaborou uma lista com seis dicas valiosas. 

1 Observe todas as coisas boas e que importam em sua vida, mesmo que seja eventos de pequeno porte.

2- Mantenha as "boas coisas" do dia-a-dia e anote tudo o que acontece com você, mesmo que seja uma criança oferecendo um sorriso para o sol brilhando. Quando isso for impossível, evoque sentimentos de gratidão. Abra seu jornal em busca de inspiração.

3- Saia com pessoas positivas e otimistas e os sentimentos de gratidão serão contagiosos. Da mesma forma, se você se cercar de pessoas negativas que estão sempre reclamando, vai ser difícil para você ficar em um clima de otimismo.

4- Seja generoso. Ao dar aos outros, especialmente o seu tempo, sua mente focará no que você tem e não naquilo que você não possui. Infelizmente, a maioria das pessoas se concentra somente no que elas não têm. Pesquisas mostram também que as pessoas que se voluntariam são geralmente mais felizes - e vivem mais.

5- Escreva para alguém que realmente importa. Dr. Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, recomenda escrever uma carta de 300 palavras a alguém que mudou sua vida para melhor. Seja específico sobre o que a pessoa fez e como isso afetou você.

6- Seja claro. Não confunda gratidão com endividamento. Você pode se sentir obrigado a devolver um favor, mas isso não é gratidão, pelo menos não é como os psicólogos definem isso. Endividamento é mais um sentimento negativo e não produz os mesmos benefícios que a gratidão, o que indica você a ser bom para todos e não apenas um benfeitor.
 

Recebi por email do:
Um Site ótimo! Vale apena fazer uma visitinha e se cadastrar. Aproveitem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.