O sol da Paraíba talhou a identidade
profissional de José Jacenildo dos Santos. Na roça, em Serra de Cuité, ele
exercitou as mãos pela primeira vez para ajudar o pai a sustentar os 19 irmãos.
Sessenta anos depois, em um luxuoso casarão de 450 metros quadrados em São
Paulo, elas não guardam qualquer resquício de terra por debaixo das unhas. Mas
preservam as habilidades que o transformaram em Jassa, o cabeleireiro mais
famoso do Brasil.
“Aos sete anos virei
engraxate. Aos 12 papai pediu para eu mudar de profissão porque eu trabalhava
no sol e, como barbeiro, eu trabalharia na sombra, em condições melhores”,
conta, enquanto contempla a praça particular que acabou de construir em seu
novo salão, um empreendimento cujo valor do investimento o deixa crispado. “Não
digo quanto eu gastei, mas recebi proposta de R$ 8 milhões para vender a metade
e não quis”, revela, com uma pontinha de orgulho e um sorriso.
A trajetória de Jassa, inclusive, ultrapassa
as máximas pré-estabelecidas pelas cartilhas de administração e gestão. O
empreendedorismo não foi uma escolha. Por necessidade, aprendeu o ofício que o
tirou da pobreza e o fez realizar o sonho nordestino na maior capital do País.
“Quando eu me entendi por gente me perguntei: o que sei fazer? ‘Sei cortar
cabelo e estou sobrevivendo com isso’, respondi a mim mesmo. Então, investi
naquilo que eu dominava”, relembra.
Jassa correu atrás do que a vida pobre o
privou e foi buscar capacitação. Viajou, fez cursos no exterior e conseguiu
lapidar a técnica e aumentar ainda mais a intimidade com as tesouras. Em doze
anos, ganhou autonomia e quilometragem nos negócios. Trabalhou como empregado
em vários salões de beleza da cidade até conhecer o apresentador Silvio Santos,
em 1976. Na época, ele já havia conquistado clientes importantes, tinha carro
do ano na garagem e apartamento próprio.
“Fui convidado para fazer o penteado da
Nicete Bruno e do Paulo Goulart no Teatro Arena. Naquele dia, o relações
públicas das Confecções Camelo – a marca vestiu Silvio Santos por mais de 30
anos – passou lá e também dei um jeito no cabelo dele. Quando eles se
encontraram para uma reunião, o Silvio viu, gostou do resultado e quis me
conhecer”, conta.
Começava ali uma parceria que já dura quase
40 anos. Para Jassa, o retorno alcançado ao cair nas graças do apresentador foi
imediato.
“Eu ganhava o equivalente ao que hoje seria
R$ 2 ou R$ 3 mil. No primeiro mês em que o Silvio começou a falar de mim na TV,
passei a ganhar R$ 60 mil”, lembra. Com dinheiro no bolso, Jassa teve que aprender
a lidar com a visibilidade e não descuidar do negócio.
“A estrutura era pequena e como o faturamento
estava aumentando, eu tive condições de me instalar na Rua Iguatemi, onde
fiquei por 34 anos”, explica. “Lá, o salão começou pequeno e chegou aos 240 m².
A medida que o trabalho aumentava, eu contratava mais funcionários e ao longo
do tempo fui aprendendo a lidar com mais gente”, revela o empreendedor.
Entre um corte e outro, o cabeleireiro
aprendeu também a extrair ensinamentos das conversas com os clientes, muitos
deles políticos e empresários famosos no País. “Eu tenho uma gama enorme de
professores e me espelho nos vencedores. E se ele for um empresário perdedor,
aproveito para ver os erros que ele já cometeu”, ensina.
Comedido, Jassa levou anos para dar um passo
maior nos negócios. Preocupado em dar boa educação aos filhos – ele fica
visivelmente comovido ao constatar que realizou também o sonho de mandá-los
estudar no exterior –, Jassa despertou no caçula, Robson, 33 anos, a vontade de
seguir a sua profissão. “Meu objetivo não é ser rico. É ser feliz. E para ser
feliz você precisa ter uma família e um trabalho tranquilo. Para viver bem a
gente não precisa só do dinheiro. A gente tem que ter o necessário para ser
feliz.”
O que acertei
Para Jassa, baixar o padrão das expectativas
ajuda na gestão. “Aprendi que o negócio é não sonhar muito alto e trabalhar
bem. Não dá para transformar o trabalho em obsessão. O Silvio também começou
sem nada e construiu (algo) ao longo dos anos, relacionando-se bem e se
divertindo.”
O que errei
O cabeleireiro prefere não analisar sua
performance como administrador. “Eu poderia ter feito tudo pior. Mas melhor,
não. Desde que eu comecei, as coisas só foram ficando melhores. E a gente não
tem como se enganar. A conta sempre chega. Para o lado ruim ou para o lado
bom.”
Uma dica
Segundo Jassa, o segredo para o sucesso é
estar sempre atualizado na sua profissão e atento às mudanças. “É isso que
eleva um empresário ao patamar de respeito. O meu grande acerto como
empreendedor foi conseguir acompanhar com humildade as pessoas que sabiam muito
mais do que eu.”
Fonte: estadao.com.br/
Por: Roberta Cardoso
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