18 de fevereiro de 2014

COMO EXCLUIR EM REDES SOCIAIS PERFIL DE USUÁRIO QUE MORREU

Todos vamos morrer algum dia, esta é a única certeza da vida. Apesar disso, poucas pessoas no mundo estão realmente preparadas para enfrentar a sua morte ou a morte de pessoas próximas. Mas tem quem consiga pensar abertamente sobre o assunto, e pensam em uma forma de resolver este problema.
Pode parecer estranho, macabro, mas está se tornando cada vez mais comum as pessoas optarem pelo chamado “testamento digital”. Muitos usuários armazenam uma grande quantidade de informações online. Por exemplo, a senha da conta no banco, E-mails, cartões de crédito, etc. assim, como forma de proteger tais dados podem ser colocados em um testamento digital, que muitos advogados já estão fazendo.
O testamento digital funciona da mesma forma que um testamento convencional, que só pode ser aberto por uma determinada pessoa que for designada caso o/a dono/a venha a falecer.
Na realidade, as redes sociais funcionam como uma extensão de nossas vidas na web. Porém, quando fatalidades acontecem, são poucos os que se anteciparam em deixar senhas com amigos, familiares ou em testamentos virtuais.
A morte de um familiar já é um evento tão doloroso para ser enfrentado. Agora, imagine então fazer uma busca e se deparar com o perfil ainda ativo de um ente querido?
Além dos posts de pessoas manifestando pesar é muito provável que você encontre mensagens automáticas, dessas que vão para toda lista de amigos, para festas V.I.P e felicitações por datas comemorativas, como Natal e Ano Novo. Ou seja, a conta no Facebook, continua ativa, se tornando uma espécie de fonte de peregrinação online, onde as pessoas lamentam e tornam públicos os seus sentimentos sobre a pessoa que se foi.
É uma ação comum! Porém, torna-se cada dia mais difícil para os familiares.

 
VEJA ALGUMAS DICAS

Facebook
O que se deve fazer para retirar da rede o perfil do Facebook de uma pessoa que se foi é entrar em contato com a rede social através de um formulário online. Tal formulário exige uma cópia da certidão de óbito da pessoa. O processo pode demorar. Entretanto, só assim, as empresas irão checar aos dados enviados. Este requerimento geralmente deve ser feito por um parente próximo e a rede pede alguma prova da morte da pessoa. Geralmente quando existem muitas pessoas comentando sobre isso no perfil dela a rede já leva em consideração.
 

Twitter
No caso do Twitter pode se tornar um pouco mais complicado. As pessoas precisam apresentar para a empresa uma certidão de óbito do dono do perfil. Esta certidão deve ser original emitida pelo governo local. Desta forma, a empresa consegue cancelar a conta. Contudo, a rede social pode apagar o perfil do usuário, mas exige que a documentação seja enviada via correios à empresa.
Agora, se a família não quiser fazer isso, pode esperar a remoção automática do perfil. Pois, se ficam sem efetuar login por seis meses as contas são desativadas pela rede.

 
Orkut
Para deletar o perfil no Orkut, é necessário enviar  um formulário online com o nome verdadeiro da pessoa que faleceu, a URL do perfil e o atestado de óbito digitalizado. O Google informa que entrará em contato em até três dias úteis para confirmar os dados enviados.

 
Outras contas no Google
Se a pessoa usava serviços no Google (como Gmail, YouTube e Google+), uma forma de removê-los é solicitar que a empresa apague a conta @gmail do usuário. Uma vez apagada, todos os serviços ligados a ela também serão removidos. Para isso, será necessário fornecer dados como certidão de óbito da pessoa.

 
Instagram
A rede social de fotos pede que a família entre em contato por e-mail (support@instagram.com). A empresa informa que retorna o contato pedindo informações adicionais antes de apagar o perfil.

 
LinkedIn
Para encerrar a conta na rede social, a empresa pede que um formulário online de verificação de morte seja preenchido. No formulário, pede o endereço de e-mail que a pessoa que faleceu utilizou no registro do LinkedIn. Portanto, se ninguém souber, a família terá que esperar que a rede entre em contado pedindo algumas informações.


Fonte:
downgratis.com
           Xonei.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Fique a vontade e volte quando quiser.
Deixe seu comentário no quadro abaixo.
Bjussss Rosélia Santos.